Resumo DOU de 27/03/2018

Posted on Posted in RESUMO DOU

 

Conselheiro do TCE/MG recebe prêmio em conferência internacional sobre TI

por Alveni Lisboa

O conselheiro Sebastião Helvécio de Castro, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG, foi premiado em razão do melhor artigo acadêmico na 8ª Conferência Ibero-americana de Complexidade, Informática e Cibernética. O evento foi realizado entre os dias 13 e 16 de março na cidade de Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Além da premiação, Helvécio também foi um dos palestrantes no painel com o tema Democracia e Accountability.

O texto premiado tratou do impacto do uso do Big Data nas políticas públicas brasileiras. Big Data é um conjunto de dados com imenso volume e alta complexidade que computadores e aplicativos tradicionais não conseguem lidar. A análise dessas informações pode auxiliar na resolução de problemas antes tidos como insolúveis, como previsão do tempo precisa, prevenção de doenças, combate à criminalidade e entre outras.

Sebastião Helvécio é médico, advogado e professor universitário. É doutor em Saúde Coletiva pela UERJ/UFJF, tendo defendido tese em 20.04.2007. Foi presidente do Departamento de Pediatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (1979/81); professor adjunto de Pediatria da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; diretor-geral do Instituto Mineiro de Assistência aos Municípios – Imam (1983/86); secretário de Estado da Saúde (1989/90); signatário da Lei Estadual nº 10.057/1989, que implantou a Fundação Hemominas, e vice-prefeito de Juiz de Fora (2001/04). Atuou como deputado estadual por seis legislaturas até deixar a função para ocupar o cargo de conselheiro do TCE/MG por indicação da Assembleia Legislativa e nomeação do ex-governador Aécio Neves.

Comentários do professor Jacoby Fernandes: hoje os brasileiros têm um ótimo motivo para se orgulhar: o eminente conselheiro Sebastião Helvécio recebeu a outorga da comissão organizadora do CICIC 2018 pelo artigo tratando da Big Data e a aplicação nas políticas públicas brasileiras. Trata-se de um assunto de elevada complexidade, relevantíssimo para a sociedade moderna, que foi conduzido de maneira brilhante por Sebastião Helvécio. Devemos parabenizá-lo pela conquista e exaltar iniciativas como essa, cuja contribuição é incomensurável para o desenvolvimento do País.

Com informações do site da CICIC 2018.