Resumo do DOU de 30/11/2017

Posted on Posted in RESUMO DOU

CGU promove atividades no Dia Internacional Contra a Corrupção

por Matheus Brandão

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União vai realizar, na próxima semana, uma série de eventos e atividades em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção. Durante o encontro, agendado para 07 de dezembro, o órgão apresentará balanço de ações e principais resultados alcançados durante o ano para prevenir e combater a corrupção, além do lançamento da nova ação da Campanha #TodosJuntosContraCorrupção, produzida em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.

O evento acontecerá no auditório do Banco Central e contará com a participação de autoridades e servidores de órgãos de controle e de defesa do Estado, além de representantes de organismos internacionais e da sociedade civil. As unidades regionais da CGU também promoverão ações nos estados para celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção. “As atividades ocorrem durante toda a semana e envolvem seminários, palestras para estudantes e jornalistas sobre a Lei Anticorrupção e a Lei de Acesso à Informação, exposições, atrações culturais, corrida, entre outras iniciativas”, destaca texto de divulgação do evento.

A cerimônia será aberta à sociedade, bastando realizar a inscrição por meio de formulário disponibilizado no site do encontro.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: comemorar o Dia Internacional Contra a Corrupção apresentando dados referentes às ações obtidas pelo Ministério representa, simbolicamente, um gesto em prol da transparência pública. Esse é um dos princípios basilares da Administração Pública que permite ao cidadão o acesso a documentos e ações estatais, a fim de garantir a efetivação do controle social.

Com informações do portal do Ministério da Transparência